EUA aprova<br> lei xenófoba

Os EUA vão construir uma barreira de cerca de 1100 quilómetros de muros e vedações na fronteira com o México. A lei aprovada, sexta-feira da semana passada, pela Câmara de Representantes, contempla, no entanto, medidas ainda mais gravosas, de tal forma que até o presidente mexicano Vincent Fox, tradicional aliado de Washington e dos interesses das multinacionais no continente americano, não se conteve e classificou o diploma de «xenófobo».
A HR 4437 não só transforma os imigrantes não documentados em criminosos, como também alarga o conceito e as medidas punitivas (incluindo pena de prisão até seis meses) a familiares, cidadãos norte-americanos, empresários, associações e organizações religiosas e de apoio aos imigrantes que auxiliam a entrada e permanência de mexicanos em território dos EUA.
Acresce que, nos próximos quatro anos, o sul dos EUA vai acolher mais oito mil novos agentes da Guarda Fronteiriça, mil inspectores e uma área de 160 quilómetros onde serão detidos milhares de imigrantes ilegais.


Mais artigos de: Breves Intenacional

<br>Greve paralisa <br>Nova Iorque

A greve dos trabalhadores dos transportes de Nova Iorque paralisou a cidade anteontem. Os 34 mil membros do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes (TWU, na sigla inglesa) aderiram em massa ao protesto convocado após a ruptura das negociações com as administrações do metropolitano e dos autocarros urbanos.De acordo...